Graças a sua constante evolução, a Internet e as Telecomunicações tornaram-se essenciais ao cotidiano, eliminando barreiras na forma com que as pessoas se comunicam e trocam informações.
O eSIM é prova disso, a evolução do SIMCard promete várias vantagens e possibilidades para o mundo da Internet das Coisas.
O eSIM irá acabar com a necessidade do uso convencional do SIMCard.
Ao decorrer do tempo foi diminuindo de tamanho, evoluindo do SIM convencional, passando ao Micro-SIM e chegando ao padrão atual, o Nano-SIM.
Soldado na placa, o eSIM ficará incorporado diretamente no device, isso significa que você não ficará mais preso a uma operadora. A ideia do eSIM é facilitar a troca de operadoras, já que não é mais necessário o “plástico”, ou seja, o cartão. O tamanho é o que admira, é tão pequeno que se perde na palma da mão.
Agora tudo pode ser feito em instantes com o serviço em nuvem das operadoras.
Vantagens como:
- A possibilidade de múltiplas operadoras em um único device.
- Com espaço reduzido entre as placas, onde havia espaço para o SIM, abrirá área útil para novos componentes.
- Em viagens para fora do país, o processo de ativação se torna mais simplificada, pois basta contratar o serviço da operadora local.
- No quesito segurança, como o eSIM não é removível, não será possível ser roubado, além disso suas informações são totalmente editáveis.
Enfim, com esta nova tecnologia, abre-se um mar de possibilidades no mundo da internet das coisas.
#Avatek #M2M #eSIM #GestãoDeConectividade #IoT
Por Lucas Sousa
Comercial Farmer/Hunter – Focado em projetos M2M/IoT/IoE – Avatek
Foto por Vinicius Macagnani
Analista de Telecomunicações – Avatek